terça-feira, 24 de junho de 2008

Tipos de leite.


A Instrução Normativa 51 foi reestruturada para melhorar a qualidade de leite produzida no Brasil , que em mais de 90% é dada pelo tipo C .
Os parâmetros utilizados para diferir o leite A , do B e C que vão ser obrigatórios até 2010 serão:

Leite tipo A :
  • Produzido e envasado na mesma propriedade.
  • Teor de Gordura :3%
  • Teor de acidez (dado pela quantidade de ácido lático provido da fermentação microbiana) : 0,14 a 0,19 g/100ml.
  • Podendo ser integral , desnatado e semi desnatado , ai mudam a taxa de gordura.
  • Células somáticas (quantidade de células provenientes do teto pela reestruturação do úbere ou infecção , por isso se a taxa estiver alta é causa de uma infecção na glândula mamária) : 6X10 15 ml máximo.
  • Densidade relativa : g/ml 1,028 a 1,034.
  • Proteína total : 2,9%

Leite tipo B :

Os parâmetros iguais , porém é refrigerado somente na propriedade e nela mantida até no máximo 48 horas.

Leite tipo C :

Não é submetido a qualquer tratamento térmico na propriedade , somente no laticínio , onde deve ser transportado até 10 horas após sua retirada.

Qualquer dúvida entrem em contato.

Obrigado,

Elídia
Graduanda de Zootecnia - Universidade São Marcos - SP

quinta-feira, 5 de junho de 2008

5 Passos para garantir a segurança dos alimentos

2. HIGIENE

HIGIENE PESSOAL: a higiene corporal, principalmente das mãos, é essencial para a segurança dos alimentos. As mãos são o “transporte” das bactérias e as principais responsáveis pela contaminação dos alimentos.

HIGIENE AMBIENTAL: a higienização do ambiente deve ser feita antes e após a manipulação de alimentos e a cada troca de tipo de produto. Lembrando, a higiene ambiental consta em: lavar (com água e sabão neutro) e sanitizar (com álcool 70% ou solução clorada)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

5 Passos para garantir a segurança dos alimentos


1. FORNECEDORES CONFIÁVEIS:

INDÚSTRIA: o ambiente deve ser limpo e propício para desenvolver produtos microbiologicamente seguros. Seguir todas as normas das legislações específicas para o produto.

PRODUTO: embalagem adequada, com as informações exigidas (registro, data validade, etc). Produtos de qualidade para utilização em cozinha e isento de microorganismos.

CONDIÇÕES DO TRANSPORTE: se for refrigerado, a temperatura deve ser adequada para o produto que transporta. Deve ser coberto e limpo.
APRESENTAÇÃO PESSOAL DO ENTREGADOR: limpo, sem barbas, sapatos fechados e com uniforme da empresa.

Qualidade do Leite - Efeito do manejo dos animais .

Acima : novilhas de Jersey(marrom) e de Holandesa

Para se obter um leite de qualidade, a higiene e profilaxia de todo processo é muito importante e deve começar pelo próprio sistema de produção , ou seja na fazenda , estábulo ou granja leiteira.
A quantidade a qualidade dos sólidos totais de leite (gordura , lactose ,vitaminas,sais minerais e proteína ) podem ser influenciadas por vários fatores , como por exemplo:
  • Raças : Dentre muitas raças de carater leiteiro utilizadas no Brasil irei destacar Holandesa e Jersey , onde A Jersey possui um tamanho menor em relação a Holandesa , média de 400 KGs , esta produz um maior teor de de gordura diluido pelo volume (4%) , já a Holandesa possui característica de produzir em volume de leite a maior quantidade tendo assim uma diluição de seus teores de sólidos , (3,3%).
  • Independente de que raça se utilize , se o padrão genético for favorável e o ambiental também como instalações , podemos utilizar da nutrição do animal para aumentar este s teores respeitando a fisiologia do animal e suas exigências em cada fase de lactação , os teores que podemos aumentar serão gordura e proteína (sensível e pouso expressiva).
Do modo sanitário , as vacas devem ser vacinadas de doenças tanto zoonoses (brucelose por ex.) como doenças em que se inviabilizaria sua lactação como febre aftosa , etc , tendo acompanhamento veterinário. As instalações da retirada do leite devem ser higienizadas , cimentadas , com declive , cobertura , arejados , além de ser feita a desinfecção após a ordenha.

Retirada do leite = Ordenha ! Geralmente feito 2 vezes ao dia em todas vacas em lactação . Lembrando que o ciclo de lactação da vaca dura 10 meses em média após o parto , com período de descanso das glândulas mamárias de 2 meses.
O processo de ordenha influi na qualidade do leite , porque é nela que acontece a maioria das contaminações do meio externo de Microorganismos e outros materiais orgânicos como pó e pelos.
O ordenhador deve possuir características de higiene pessoal como unhas cortadas , barba feita , uniforme limpo e branco , lavar as mãos antes de cada ordenha , etc.

Nos animais na ordenha é feito o pré deeping e o pós deeping.

Antes de retirar o leite ; pré deeping - se alva os tetos e/ou utiliza fração iodada nos tetos para limpar de desinfectar, se seca os tetos retirando sujeira total e se faz o teste de caneca preta , onde irá ser detectado ou não grumos de pus ou não ( se apresentar isto quer dizer que a vaca esta com mastite uma inflamação da glândula mamária que inviabiliza seu leite para consumo , e assim esta vaca não é ordenhada esua lactação descartada para tratamento desta doença).

Após a retirada do leite ou pós deeping é feito a desinfecção dos tetos com solução iodada para definfecção , além de garantir com alimentos que o animal fique é pé durante duas horas para o esfincter dos tetos se fechar garantindo que não haja contaminação do meio.

No próximo artigo , comentarei sobre a importância destes processos de manejo refletidas na qualidade do leite. Espero que tenham gostado,

Elídia Zotelli
Graduanda de Zootecnia - Universidade São Marcos - SP

terça-feira, 3 de junho de 2008

Preciclar


Você sabe o que é isso?

É pensar antes de comprar, já que 40% do que nós compramos é lixo. Pense no resíduo da sua compra. Às vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins.

Evitando o desperdício de alimentos:


Agora que vocês já sabem o quanto a gente desperdiça, veja aí algumas dicas para evitar que isso aconteça:

1. Antes de comprar:
- faça um cardápio da semana e planeje sua lista de compras para evitar o desperdício

2. Na hora de comprar:
- Preferira os legumes, hortaliças e frutas da época e os produzidos na sua região e que não levaram muito tempo no transporte;
- Compre apenas as quantidades que serão realmente utilizadas;
- Evite tocar frutas, verduras e legumes para que eles sejam preservados por mais tempo.
- Evite fazer compras por impulso e não consuma além de suas possibilidades, para não desperdiçar

Embalagens:
Procure comprar produtos que tragam quantidades adequadas para sua família.

Materiais:
- Dê preferência aos produtos feitos com material reciclado. Apoiar empresas que investem em reciclagem é uma atitude de consumo consciente.
- Evite comprar produtos de materiais descartáveis, que, embora práticos, geram lixo desnecessário.

3.Na hora de armazenar:
- armazene em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

4. Na hora de preparar:
- Lave bem os alimentos, não retire as cascas grossas e prepare apenas a quantidade necessária para refeição de sua família.
- Use sua criatividade e com as sobras de alimentos faça novas receitas.
- Experimente receitas que aproveitem os alimentos ao máximo.

OUTRAS ATITUDES DO CONSUMIDOR CONSCIENTE:
- Leve sua própria sacola ao fazer as compras. Assim você deixará de usar sacos plásticos. Se não for possível, encha bem os saquinhos para reduzir a quantidade deles;
- Evite comprar produtos com muitas embalagens;
- Para guardar alimentos, prefira produtos duráveis, como potes de plástico com vedação, ao invés de papel alumínio ou filme plástico.
- Não jogue no lixo o que você pode doar
- Compacte o lixo, antes de jogá-lo fora: amasse latinhas de alumínio, garrafas plásticas e outros tipos de lixo, para que eles ocupem menos espaço.