quarta-feira, 4 de junho de 2008

Qualidade do Leite - Efeito do manejo dos animais .

Acima : novilhas de Jersey(marrom) e de Holandesa

Para se obter um leite de qualidade, a higiene e profilaxia de todo processo é muito importante e deve começar pelo próprio sistema de produção , ou seja na fazenda , estábulo ou granja leiteira.
A quantidade a qualidade dos sólidos totais de leite (gordura , lactose ,vitaminas,sais minerais e proteína ) podem ser influenciadas por vários fatores , como por exemplo:
  • Raças : Dentre muitas raças de carater leiteiro utilizadas no Brasil irei destacar Holandesa e Jersey , onde A Jersey possui um tamanho menor em relação a Holandesa , média de 400 KGs , esta produz um maior teor de de gordura diluido pelo volume (4%) , já a Holandesa possui característica de produzir em volume de leite a maior quantidade tendo assim uma diluição de seus teores de sólidos , (3,3%).
  • Independente de que raça se utilize , se o padrão genético for favorável e o ambiental também como instalações , podemos utilizar da nutrição do animal para aumentar este s teores respeitando a fisiologia do animal e suas exigências em cada fase de lactação , os teores que podemos aumentar serão gordura e proteína (sensível e pouso expressiva).
Do modo sanitário , as vacas devem ser vacinadas de doenças tanto zoonoses (brucelose por ex.) como doenças em que se inviabilizaria sua lactação como febre aftosa , etc , tendo acompanhamento veterinário. As instalações da retirada do leite devem ser higienizadas , cimentadas , com declive , cobertura , arejados , além de ser feita a desinfecção após a ordenha.

Retirada do leite = Ordenha ! Geralmente feito 2 vezes ao dia em todas vacas em lactação . Lembrando que o ciclo de lactação da vaca dura 10 meses em média após o parto , com período de descanso das glândulas mamárias de 2 meses.
O processo de ordenha influi na qualidade do leite , porque é nela que acontece a maioria das contaminações do meio externo de Microorganismos e outros materiais orgânicos como pó e pelos.
O ordenhador deve possuir características de higiene pessoal como unhas cortadas , barba feita , uniforme limpo e branco , lavar as mãos antes de cada ordenha , etc.

Nos animais na ordenha é feito o pré deeping e o pós deeping.

Antes de retirar o leite ; pré deeping - se alva os tetos e/ou utiliza fração iodada nos tetos para limpar de desinfectar, se seca os tetos retirando sujeira total e se faz o teste de caneca preta , onde irá ser detectado ou não grumos de pus ou não ( se apresentar isto quer dizer que a vaca esta com mastite uma inflamação da glândula mamária que inviabiliza seu leite para consumo , e assim esta vaca não é ordenhada esua lactação descartada para tratamento desta doença).

Após a retirada do leite ou pós deeping é feito a desinfecção dos tetos com solução iodada para definfecção , além de garantir com alimentos que o animal fique é pé durante duas horas para o esfincter dos tetos se fechar garantindo que não haja contaminação do meio.

No próximo artigo , comentarei sobre a importância destes processos de manejo refletidas na qualidade do leite. Espero que tenham gostado,

Elídia Zotelli
Graduanda de Zootecnia - Universidade São Marcos - SP

Um comentário:

Rafael Tupiná disse...

ola mocinha

vc visitou meu blog hj
e me ofereceu uns slides
eu aceito viu

pode mandar tudo para rtupina@hotmail.com

brigado pela visita e pela forca


sobre seu blog bem lgl viu
tenho uma irma nutricionista q gostou tbm

bjos
http://culturatups.blogspot.com/