domingo, 24 de agosto de 2008

Alimentos de maior risco de contaminação

CARNES E OVOS

Alimentos crus de origem animal são os de maior risco de contaminação. Por exemplo: carne e aves cruas, ovos crus ou pouco cozidos (gema mole), leite não pasteurizado, e frutos do mar mal passados.

Os frutos do mar tem função de filtrar a água para se alimentarem, e podem ser contaminados se houver na água do mar qualquer microorganismo patogênico (que causam doença).

Alimentos que misturam ingredientes de muitos animais, como leite cru (não pasteurizado), ovos crus ou carne mal passada são produtos muito perigosos porque os patógenos presentes em um dos animais podem contaminar todo o alimento. Ex: um único hambúrguer pode conter carne de uma centena de animais;um único omelete de restaurante pode conter ovos de centenas de aves; um copo de leite cru pode conter leite de centenas de vacas; um frango grelhado pode conter o sangue de centenas de outras aves que foram abatidos no mesmo local.

HORTIFRUTIS


O adubo fresco usado para fertilizar vegetais também pode contaminá-los.

A lavagem com água corrente pode diminuir mas não eliminar a contaminação. Para eleiminar a contaminação, temos que deixar os hortifrutis, ao menos 10 minutos, em uma mistura de água e cloro (cloro que pode ser utilizado nos alimentos - à venda em qualquer mercado)

Porém, deve-se tomar muito cuidado com a qualidade água utilizadas para lavar e enxaguar os hortifrutis. O uso da água que não é limpa pode contaminar grande parte dos produtos.

Além disso, uma pequena quantidade de bactérias nas sementes pode crescer a altos números de patógenos nos brotos. Broto de alfafa e outros brotos crus são um grande risco, pois além de os brotos serem ideais para o crescimentos dos microorganismos (por conterem nutrientes e água), geralmente eles são ingeridos crus.

Suco de frutas não pasteurizados também podem estar contaminados se os patógenos estiverem dentro ou na casca da fruta que será utilizada para fazer o suco.